Liebherr apresenta nova geração de máquinas com baixo consumo de combustível e alta produtividade

Por Conexão Mineral 02/10/2023 - 19:53 hs
Foto: Conexão Mineral
Liebherr apresenta nova geração de máquinas com baixo consumo de combustível e alta produtividade
Evento reuniu os clientes da Liebherr em São Paulo para conhecerem os lançamentos

A nova geração de máquinas de Movimentação de Terra da Liebherr foi apresentada em um evento exclusivo para clientes da marca, realizado em São Paulo.  As escavadeiras sobre esteiras se destacam  pelo baixo consumo de combustível e novas tecnologias que aumentam a produtividade da operação. O lançamento também inclui a pá-carregadeira L 580, renovando a linha de produtos ao lado das pás-carregadeiras L 586XPower, L 550 e L 538 Plus, já presentes no mercado nacional.

R 945 SME substitui a R 954 C

A nova R 945 SME substitui a consagrada R 954 C no porte das escavadeiras de 50 toneladas e se junta à R 938 (40t), que foi introduzida no mercado nacional em 2020, como parte das escavadeiras da nova geração da Liebherr.

“A R 945 SME é uma máquina que tem grande intercambialidade com a R 938 e também conta com alguns itens de série que reforçam a robustez e melhoram sua disponibilidade, como grade frontal basculante, grade superior, proteção do cilindro de escavação, guias de esteira contínuas e caçamba padrão HDR, com caneleiras e entredentes. É uma máquina projetada para grande estabilidade e para operações severas, como as que temos em nosso mercado”, afirma Daniel Poll, diretor comercial e de pós-vendas da Liebherr Brasil. A nova escavadeira de 50t da Liebherr tem consumo médio de 20L/h a 26L/h.

No mercado desde 2020, a escavadeira R 938, de 40 toneladas, já comprova a sua eficiência em pedreiras de todo o Brasil, mas essa é a sua estreia em uma exibição ao público. “Temos escavadeiras R 938 operando no Sul, no Sudeste e no Nordeste. Em todas as aplicações, ela entrega baixíssimo consumo de combustível, o menor de sua categoria, variando entre 19 L/h e 24 L/h”, explica Daniel Poll. Ambas escavadeiras pertencem à nova geração de máquinas Liebherr, que vem sendo introduzida no mercado desde 2020.


Elas foram projetadas para entregar o menor consumo de combustível em suas categorias, ao mesmo tempo em que as novas tecnologias embarcadas permitem aumento da produtividade. Da cabine da máquina, o operador realiza ajustes personalizados na escavadeira, como o ajuste no modo de trabalho (Eco, Power, Power +), ajuste do movimento de fechamento da lança e na frenagem do giro do carro superior. Do joystick, o operador ainda acessa diversas funcionalidades, desde a alteração na velocidade de translação, ativação de limpador de para-brisas, até atendimento de chamadas telefônicas. Câmeras integradas na lateral e traseira apresentam no display da cabine ampla visibilidade do entorno da máquina, aumentando não somente a segurança, mas garantindo também a visualização 360° da operação e permitindo maior agilidade nos movimentos.

A iluminação segue o novo conceito LED, mais potente e econômico. O novo sistema hidráulico torna o controle das escavadeiras muito mais preciso: joysticks, pedais de deslocamento e pedais acessórios contam com controles eletrônicos. O novo sistema distribuidor é modular, reduzindo os custos com manutenção, além de possibilitar a vazão sob demanda, reduzindo o consumo de combustível. O radiador com liga de alumínio sem pintura para a refrigeração ideal e outros principais pontos de manutenção são acessíveis do solo, resultando em mais segurança e facilidade de manutenção.

Nova L 580

A pá-carregadeira Liebherr mais vendida no Brasil, a L 580, também muda de geração, entregando ao cliente novas tecnologias embarcadas para apoiar a produção e maior capacidade. O sistema de balança embarcada inteligente, com pesagem dinâmica, a elevação e a descida do implemento automático e o retorno da caçamba automático e programável tornam a operação muito mais confortável e produtiva.

A nova L 580 sobe de classe: o modelo anterior tinha carga de tombamento de 18.000 Kg, enquanto com a nova a carga de tombamento sobe para 19.830 Kg. A caçamba padrão aumenta 0,2m³: de 5,0m³ para 5,2m³, possibilitando maior carregamento de material por ciclo.

Da cabine renovada, com amplos vidros que oferecem a melhor visibilidade da área de trabalho, o operador comanda as pás-carregadeiras. Enquanto a mão esquerda fica no volante, a mão direita controla o joystick, de maneira simples, precisa e intuitiva. Dessa forma, além da produtividade, a segurança operacional é aumentada. Em termos de manutenção, as principais melhorias estão no capô com abertura elétrica através da cabine e na plataforma que dá acesso à área do motor de forma simples e segura.

O conceito de translação pelo qual as pás-carregadeiras Liebherr se destacam é o mesmo, portanto, o baixo consumo de combustível, que é um dos principais diferenciais da Liebherr nesse tipo de equipamento se mantém o mesmo.

“A L 580 sempre foi a líder do nosso mercado. Com essas inovações, estamos tornando uma máquina que já era confortável, ainda mais produtiva e eficiente. Cada vez mais os clientes buscam tecnologias que favoreçam a operação e é isso que a nova geração de pás-carregadeiras entrega”, afirma Daniel.

A L 580 tem 19.830 Kg de carga de tombamento e peso operacional de 27.550 Kg. Ela é produzida no Brasil junto com a L 538 Plus, com 9.300 Kg de carga de tombamento e L 550, com 12.790 Kg de carga de tombamento. Além dessas, a Liebherr comercializa no Brasil a maior pá-carregadeira do portfólio da marca, a L 586 X Power, com 21.600 Kg de carga de tombamento, que foi recentemente comprada por uma grande mineração de minério de ferro em Minas Gerais, após comprovar sua eficiência operacional.

Ouça abaixo o engenheiro de produtos, Jabur Mansur, e saiba mais sobre a nova balança embarcada.

Para mais imagens dos produtos, acesse a galeria de fotos abaixo.